Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
Que assunto mais te interessa?
Ensino
Metodologia
Filhos
Jovens e Adultos
Educ. Idosos
Ver Resultados







Total de visitas: 716

Discalculia

Discalculia

A Discalculia, é a dificuldade ou a incapacidade de realizar atividade aritméticas básicas, tais como quantificação, numeração ou calculo.

A Discalculia é causada por disfunção de áreas temporo parientais , muito compatível com exame clinico do TDAH.

Vale lembrar que alguns indivíduos tem menos aptidão para matemática do que outros , e nem por isso pode-se diagnostica-lo como se tivessem discalculia...

A discalculia esta quase sempre associada à quadros de dislexia e do TDAH (onde seencontra com QI acima da média).

A discalculia vem sendo diagnosticada como uma má formaçãoneurológica que se manifesta com algumas dificuldades no aprendizado dos números. Suas causas não podem serem confundidas com algumas deficiência mental, má escolarização, deficits visuais ou auditivos não tem nenhuma ligação com baixo QI e inteligência.

Como diagnosticar crianças com discalculia!!!

As crianças são inacapazesde indentificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números entender princípios de medida, seguir sequências compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moeda entre outros.

Ladislav Kosc.

Descreveu seis tipos de discalculia : Discalculia léxica, dificuldade na leitura de símbolos matemáticos.

Discalculia Verbal: dificuldade em nomear quantidades matemáticas, numeros, termos e simbolos.

Discalculia Gráfica: dificulade na escrita de simbolos matemáticos.

Discalculia practognóstica: Dificuldade de numeração e comparações de objetos reais ou imagens.

Discalculia ideognóstica: Dificuldade nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos.

Para que o professor consiga detectar em seu aluno é imprescindivel que ele esteja atento à trajetoria da aprendizagem desse aluno, principalmente quando ele apresentar simbolos matemáticos malformados, demonstrar imcapacidade de operar com quantidades numéricas , não reconhecer os sinais das operações apresentar dificuldades na leitura de números e não conseguir localizar espacialmente a multiplicação e a divisão. Caso o trastorno não seja reconhecido a tempo, pode comprometer o desenvolvimento escolar da criança, que com medo de enfrentar novas experiências de aprendizagem adota comportamentos inadequados, tornando-se agressiva, apática ou desinteressada.

o psicopedagogo é o profissional indicado no tratamento da discalculia, que é feito em parceria com a escola onde criança estuda. Geralmente os professores desenvolvem atividades especificas com esse aluno, sem isola-lo do restante da turma.

Senhores Pais e professores fiquem atentos a estes sitomas apresentados.